terça-feira, 30 de julho de 2013

Por seus frutos os conhecereis e não por títulos!


Considerações sobre a visita do Papa ao Rio de Janeiro


Como o assunto da última semana, no país, foi a visita papal; por aqui também não poderia ser diferente e algumas reflexões cabem nesse momento. Uma das coisas que mais saltou aos olhos foi como algo óbvio, mediante o evangelho, pôde ter sido transformado em título de manchete:  Oh!!! O Papa pediu para retirar os vidros do carro!!!.... Oh!! o Papa quer um carro simples, sem ser blindado!!! Oh!! Oh!!! Oh!!!...e não seria este fato, mediante ao que Cristo nos ensinou, o mínimo que poderíamos esperar...SIMPLICIDADE?!
A humanidade anda tão carente de Deus, que uma coisa que se espera, de todo aquele que carrega Cristo no coração, é tratada com algo de outro mundo. Jesus não usaria carro de luxo, aliás nem carro ele usaria. Ele andaria no meio do povo, tocando as pessoas, falando com elas; e todo aquele que carrega o espírito de Cristo assim deve proceder, este é o mínimo que se espera!
O ministério de Jesus e o convite que ele faz é o IDE!!! É no caminho que se faz discípulos, é tendo contato com gente!!! É tocando o corpo que se toca a alma... Tocando, sentindo, vivendo, comendo, conversando e socializando com o outro.
Jesus frequentava o templo, mas ele não vivia o tempo inteiro atrás das paredes “sagradas”. É no campo, na casa dos excluídos, ajudando enfermos, salvando pessoas, andando pelas cidades que encontramos a maior parte dos relatos sobre a vida de Cristo no Novo Testamento. E qualquer um que carregue seu espírito deve assim proceder!
Ohhhh!!! Você deve ter feito tal ruído ao ler o que aqui está escrito, afinal, como um blog “evangélico” pode defender o Papa?!
Bom, este é um espaço cristão, e tudo e todos que anunciarem Cristo como o Deus vivo, O Verbo que morreu para nos salvar, merece respeito e deve ser chamado de irmão!
Se temos a mente de Cristo já não julgamos a capa, os rótulos, mas as atitudes de tais homens no Caminho!
Retirando as “mariolatrias” nada tenho contra o homem Francisco, pelo contrário, ele é digno admiração por “peitar” anos e anos de ostentação do Vaticano.  
Francisco não é aos olhos do evangelho um Santo Padre, mas, é sim, um padre santo! É um bom homem de Deus, como tantos outros...ou por acaso, só é bom quem carrega o título de evangélico?! Aliás, alguns assim considerados, nada carregam do evangelho verdadeiro, diga-se de passagem.
Podemos não cometer “mariolatrias”, mas cometemos constantemente “pastoriolatrias”, egolatrias, “estupidiolatrias’...
Podemos não adorar a santos, mas muitas vezes nos auto intitulamos santos, senhores e sabedores da verdade absoluta e então pergunto: não estamos tão equivocados ou mais que àqueles?! Afinal, tudo que Cristo NÃO nos ensinou passa a ser criação de homens, vaidade e que em nada corrobora para nossa salvação. Mas mesmo assim, Jesus, por amor e por sua graça nos redime de nossos pecados, porque ele vê além do corpo.
Cristo vê nosso basar (coração) e em nosso coração não há espaço para teologias, ou bandeiras de Igreja A, B ou C. Há apenas Jesus e o amor que cada homem nutre no caminho, e observe que esse amor é indiferente dele crer ou não em Deus. Ainda falaremos sobre ateísmo, mas isso é assunto para um próximo post.
Vamos relembrar o que diz a Bíblia em Mateus 7:16-23.


Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a arvore boa dar maus frutos; nem a arvore má dar frutos bons.
Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos frutos os conhecereis.
Nem todo que me diz: Senhor! Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu Nome não fizemos muitas maravilhas?
E Então lhes direis abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vos que praticais a iniquidade.
Mateus 7:16-23

  A Bíblia nos diz que só os fariseus, levitas ou saduceus herdarão o reino de Deus? Ou diz que herdará todo aquele que fizer a vontade de Deus?! Quem foi o próximo na parábola do bom samaritano? Aqueles dos quais se esperavam bondade ou foi um excluído que ajudou o ferido?! Ora assim como um livro não deve ser julgado por seu título, mas pelo conteúdo que esboça; um homem não deve ser julgado pela religião a qual pertence, mas pela religiosidade que vive, afinal, é pelos frutos que os conhecereis!
Francisco pode não ser meu Papa, mas é meu irmão em Cristo!


Nele que não faz acepção de pessoas,  


Renata.