terça-feira, 3 de setembro de 2013

Casamento de Cristal e Casamento de Barro


Muitos relacionamentos são construídos como o cristal, lindos por fora, vibrantes, encantadores, mas, extremamente frágeis e ao primeiro atrito se quebram em mil pedacinhos. Pois assim como é a estrutura do casamento, os cônjuges também o são, ou seja, são duros, inflexíveis e não se deixam moldar. Vivem numa constante crise de “Gabriela – Eu vivi assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim e vou morrer assim, sempre Gabriela.”



Imaginem o que seria do Super Homem se ele tivesse vivido em Krypton?! Não seria super, afinal de contas, seu planeta era constituído por cristais...imutáveis e ao mesmo tempo instáveis. E qual é mesmo o ponto fraco do super homem?? Pois é...uma kryptonita.

Casamentos de cristais são armas letais aos relacionamentos humanos e nem mesmo um super herói é capaz de resistir a eles.

Cristo sempre nos ensinou a nos moldar. Crescer requer mudanças! Temos que aprender a nos moldar... Pois quem está em Cristo nova criatura é! E assim como é na vida, devemos proceder no casamento. Devemos ter um casamento de barro!

Sim, é verdade que o barro não é tão bonito de fora; pode não brilhar tanto, pode não aparentar nem ostentar tanta beleza...mas o barro está disposto a mudar, a se realinhar, a se transformar em outra coisa, numa coisa melhor!

Num relacionamento não existe só um lado com razão! Existem os erros e acertos de ambos os lados. Nunca existe um só culpado!!! Você já se perguntou no que está errando??? Porque em toda relação é necessário dois para se fazer existir, logo os erros são dos dois lados.

E então o que difere o casamento de cristal do casamento de barro??? Exatamente a disposição de entrega e de se deixar moldar para não mais existir o MEU ou o SEU barro. Para juntos nos transformar em nosso prato de barro, depois na nossa caneca, depois num vaso...e a cada ano passado juntos, construir um novo objeto de barro...sempre mudando, sempre crescendo, sempre unidos... Esmagados sim, pelos problemas da vida, mas sabendo que juntos somos maleáveis e que não importa o que nos sobrevenha, seremos capazes de nos moldar mais um vez.

Porque o verdadeiro barro, não perde umidade, não racha e se rachar se remenda. O verdadeiro barro jamais se acaba, tudo espera, tudo crê, tudo sofre e tudo suporta.  
Fomos feito do barro...fomos moldados por Deus...estamos em constante mutação...e se quisermos um casamento próspero e feito de momentos felizes devemos nos permitir mudar, devemos nos transformar em barro!

O Cristal pode até ser lindo, mas é estático... imutável. É algo apreciável mas não tem função na vida cotidiana e logo que cair irá se partir em muitos pedaços.
Um casamento durável é aquele moldado dia após dia, com todos os problemas que a vida nos impõe e que ainda assim permanece úmido.
E então??? Que relacionamento você quer para sua vida? Barro??? Então, mude!!!

Naquele que nos moldou do pó da terra e que deseja que nos tornemos melhores a cada dia,

Renata.