segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Somente o perdão liberta!!!









Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.                
 
                                                                                                                    Mateus 18. 21-35.



Já li esta passagem muitas vezes, nem sei ao certo quantas. Entretanto, sempre a li na perspectiva de perdoar pequenas coisas, pequenas ofensas feitas e sofridas todos os dias por nossos próximos. Afinal, a parábola diz respeito ao perdão de dívidas monetárias. Contudo, estando eu diante de Deus e pedindo para ter um coração próximo ao dele, comecei a entender esta parábola de outra forma.

É inevitável que no decurso de nossas vidas não ofendamos ou sejamos magoados por alguém. Contudo, Jesus vai além ao falar do perdão, pois, ele não está a nos dizer apenas dessas pequenas mágoas, mas de todo e qualquer tipo de perdão, por mais difícil que este seja!

Pois, se alguém se diz cristão e não perdoa, então, não vive mediante ao que Jesus ensinou; da mesma forma, se alguém não consegue pedir perdão para pessoa que feriu, também não faz a vontade de Cristo.

Para Deus não há pecadinho, ou pecadão; Há o não amar ao seu próximo como a si mesmo e assim sendo, um assassinato ou um xingamento em direção ao outro, passa a ter o mesmo peso mediante aos ensinamentos do Evangelho verdadeiro, ou seja, Jesus Cristo.

No grego temos αφεσις aphesis que vem de apiemi cujo significado primeiro é liberdade e posteriormente perdão.   Logo, a liberdade de cada um de nós vem através do perdão.   Jesus nos amou primeiro e por isso nos perdoou, dando-nos liberdade, a saber, uma segunda chance ao morrer por nós na cruz do calvário e não se esqueça de que nós o matamos!

A pessoa que guarda rancor, ódio, mágoa por outra é aprisionada por um sentimento que a consome. William Shakespeare tem uma frase que gosto muito, na qual diz “que odiar é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”, o que é extremamente verdadeiro!
Perdoar não significa esquecer ou querer conviver com aquele que nos feriu, mas, simplesmente não permitir que sentimentos ruins contaminem nossa própria alma.

Por exemplo, uma pessoa ao ser estuprada ou molestada, seja por um estranho, ou por alguém de sua própria família, como aconteceu a Tamar que foi violentada por seu meio irmão[1], é dilacerada duas vezes: primeiramente pelo ato carnal e, posteriormente psicologicamente, que a meu ver, constitui uma violência pior do que a primeira. Pois esta última é a que envenena a alma, que a machuca verdadeiramente e que faz com que a pessoa deseje àquele que causou seu mal, algo pior do que a violência por ela sofrida.

Entretanto, o que acontece na maioria das vezes, como aconteceu com Amnom, é que a pessoa que causou o mal não sente remorso ou dor pelo que fez e assim a pessoa que sofreu o abuso é que fica remoendo o ato e tendo sua mente e coração envenenados pela violência sofrida. Logo, a única coisa capaz de libertá-la de tantos sentimentos ruins é perdoar seu algoz. Esse processo fará com que Jesus limpe seu coração e a liberte verdadeiramente.

De maneira semelhante, deve agir aquele que teve um ente querido assassinado. Assim, devemos perdoar a pessoa que tirou a vida daquele que amamos, por mais difícil que isso seja! E devemos fazê-lo por dois motivos: Primeiro, porque se o ente querido morreu foi com a permissão de Deus, estava na hora dele. Caso contrário, poderia ser ferido pelo corpo todo e ainda assim permaneceria vivo; e em segundo lugar porque esse sentimento de rancor só nos fará mal e nunca nosso familiar amado desejaria isso para nós.

Logo, tanto perdoar como pedir perdão é procurar enxergar pela óptica de Cristo. Não quero dizer com isto que tal fato constitui tarefa fácil, ao contrário! Sendo nós extremamente egoístas, perdoar e ser perdoado passam a ser um dos exercícios mais difíceis para nós, seres humanos.

Contudo, não podemos agradar a Deus pela metade e o perdão é o ato que mais nos aproxima do amor de Deus. Permita que o amor infinito de Jesus Cristo invada sua alma e a limpe de todo e qualquer rancor. Que hoje seja um dia de faxina espiritual.

Jogue fora toda mágoa, todo rancor e nunca diga: Jamais perdoarei!!! Não atraia para você tamanha amargura!
Perdoe se te fizeram alguma coisa ruim! Ou, peça perdão, se foi você o causador da amargura de alguém!

Livre-se desse peso e faça a vontade de Deus. Liberte-se!

 
Naquele que nos perdoou primeiro,

Renata.

 

 



[1] Tamar era filha do Rei Davi e foi violentada por Amnom, seu meio irmão. Ver 2 Samuel 13.

4 comentários:

  1. Olá minha querida irmã só posso te dizer que fique maravilhado com este texto ao qual você faz um breve relato sobre a questão do perdão e por isso vou orar mais e mais por você e por sua família pois sabemos da grande dificuldades que ainda mesmo sendo um cristão passa por estas dificuldades com relação ao perdão, e vendo esta belíssima mensagem eu resolvi postar nos meu contatos e no face..
    No mais que Deus continue te abençoando grandemente a você e sua família...

    ResponderExcluir
  2. Olá querido irmão Cleofas,
    Fico muito feliz com suas palavras e agradeço grandemente por suas orações. Tenho imensa satisfação em saber que a internet, que muitas vezes é utilizada de forma errada, também pode ser um meio grandioso da graça de Deus; capaz de unir irmãos em Cristo de estados diferentes, e propagar as palavras de nosso Senhor.
    Fique à vontade para compartilhar, afinal, neste espaço não pretendo falar de mim, mas da Graça de Jesus em nossas vidas e isto é por Graça e de Graça! ;)
    Naquele que nos amou primeiro,
    Renata.

    ResponderExcluir
  3. a paz do senhor minha irmã fico a gradecido pelo texto a qual eu li o brigado por compartilhar com todos essa espiração divina continue assim Deus te abençoe grandemente fica na paz

    ResponderExcluir
  4. Gloria a Deus irma, goatei do texto, copiei para minha pag no face (perdao70x7), citei seu blog,

    Deus abençoe

    ResponderExcluir