quinta-feira, 12 de julho de 2012

Espiritismo moderno: visão à luz da Bíblia - Parte I

Por se tratar de assunto extenso dividiremos este estudo em duas partes e ainda assim muito mais teríamos a falar a respeito do tema.






As muitas moradas



                                       Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
                             Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito.
                             Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim
mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos  
saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai,
senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde   
agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido,
Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu
vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz
as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa 
das mesmas obras.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as
obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado
no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os
meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique sempre
convosco; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o
vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em
vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu
vivo, e vós vivereis.
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
João 14: 1-20.

Dentre os versículos da Bíblia tomados de empréstimo por Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardeck) para fundamentar o “espiritismo” foi no capítulo 14, versículo 2 do livro de João, que Allan Kardeck achou ter encontrado a explicação para sua crença[1].

Tal religião interpreta de forma isolada o referido versículo e acredita estar o mesmo referindo-se a muitos planetas (moradas) para os vários espíritos de luz[2] a fim de que os mesmos encontrem a “evolução”.

Mas como todo o texto faz parte de um contexto maior, tal argumento desmorona se lermos atentamente todo capítulo 14 de João.

Nele, Jesus explica aos discípulos que na casa de Deus (céus) há muitas moradas (espaço físico), capazes de comportar todos aqueles que acreditarem no cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jesus).

Não haveria dúvidas para os que seguem tal religião se abrissem a Bíblia e lessem atentamente o versículo 6: [Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.]. E diz mais no versículo 17: [ O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.]

Aqui Jesus refere-se ao próprio Espírito Santo de Deus, o qual nos daria como consolador após sua ressurreição.

O problema é que espiritismo prega que a bíblia é um livro de caráter histórico, que utiliza alegorias e por tal motivo é muito difícil de ser entendido pelos homens que não estudam a fundo e que não são mediuns. Tal ciência, sim porque eles não se dizem uma religião, tenta adulterar a bíblia como um livro que contém os ensinamentos de Deus para os homens. Mas se algumas passagens nos são ditas de forma alegórica é exatamente para tornar mais fácil seu entendimento.


O Ser Criador e os espíritos-guia



Para os espíritas, Deus existe, mas está muito longe, quase inatingível, o que na fenomenologia dos textos sagrados chama-se de dei otiosi, ou seja, Deus criou o Céu e a Terra, mas, possui outras atribuições. Dessa forma, ele delega funções, e por tal motivo, creem eles, que o mesmo se manifesta por intermediários, os quais são chamados “espíritos-guia[3]”.

Vejamos o que a Bíblia fala a respeito desses espíritos-guia:

“Não recorram aos médiuns, nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês. (Lv. 19.31)

 Voltarei o meu rosto contra quem consulta espíritos e contra quem procurar médiuns para segui-los, prostituindo-se com eles. Eu o eliminarei do meio do seu povo.( Lv. 20.6)

Quando disserem a vocês: "Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encantamentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos", respondam: “À lei e aos mandamentos!” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz! (Is. 8: 19-20)
O Espírito Santo diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.(1 Tm 4.1)
Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! (Gl. 1.8)
Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. ( 2 Co. 11.14)

O espiritismo utiliza-se da dor alheia para se fundamentar, uma vez, que pessoas que não possuem um contato direto com os ensinamentos de Cristo são ludibriadas e levadas a crer que podem entrar em contato com entes queridos mortos.

O homem não foi feito para morrer, isso foi consequência do nosso pecado, pelo engano da serpente no jardim do Éden e por tal motivo estamos despreparados para lidar com a morte. E uma vez consternados pela perda do familiar ficamos mais vulneráveis às investidas de Satanás.

A consulta aos mortos (como assim dizem os espíritas) é extremamente proibida na Bíblia:


Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.
O SENHOR tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o SENHOR, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. (Dt. 18. 10-12)

Ao contrário do que anunciam os mortos não têm o poder de saber o que acontece na terra:


Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol. (Ec. 9.5-6)

Quando morremos ficamos como que adormecidos para Terra. É isso que o versículo acima quer dizer. Pois, nosso Deus é amoroso e não quer o sofrimento da separação para aquele que se foi. Assim, eles ficam sem saber o que se passa aqui na terra, não podem ver o nosso sofrimento pela partida deles, caso contrário também sofreriam muito. O Céu é atemporal e eles não possuem a noção exata de quanto tempo estão lá.

Eles permanecerão dessa forma, até que se cumpra o plano de Deus e Jesus volte a terra para acabar com toda maldade e iniquidade. Num novo mundo sem maldade, assim como foi no principio lá no Édem.


Mortos guiando vivos ou vivos andando como mortos?

Outra questão a ser entendida é que os mortos não podem ajudar aos vivos:


Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo
todos os dias.
Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de
chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber
suas feridas.
 “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.  Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’. “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’. “Ele respondeu: ‘Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.“Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’. “ ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.’ “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos”.

Com relação ao fato de Deus estar inatingível, mais uma vez vê-se cair por terra tal argumento uma vez que Deus manifestou-se em Horebe através de uma sarça ardente a Moisés. Falou com Samuel; repreendeu Davi... E tomando por base o excerto primeiro deste ensaio, vislumbra-se no versículo 16 o próprio Deus encarnado falando ainda que deixaria conosco o Consolador, dizendo mais, que ele, Jesus, (filho de Deus) viria nos buscar, a fim de vivermos junto dele.




Reencarnação


Ao contrário do que apregoa o espiritismo, Deus não é inalcançável, nem muito menos somos nós deuses-homens estando o próprio Deus dentro de nós, como algumas correntes espíritas ensinam.

A Bíblia nos afirma que viveremos com Cristo, ou seja, com Deus e informa-nos que morreremos apenas uma vez, tornando-se assim a reencarnação um grande logro.


                       

                                   De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do

mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para

aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o

juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de

muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

Hebreus 9:26-29.



Cabe-nos aqui entendermos o que vem a ser aos olhos espíritas a reencarnação e com pertinência apontar o que a Bíblia nos diz.

Tal religião crê no retorno do espírito à vida terrena, seja para purificar as ações da vida anterior ou para cumprir uma missão especial. Uma vez que para tais o inferno não existe, o que há é um lugar de tormento no qual a alma pode ainda ter uma chance de expurgar mediante a reencarnação, as coisas erradas que fez anteriormente, ou este ato se dá na própria terra.

A quantidade de reencarnações pode variar, irá depender de expurgar todos os pecados do ser.

Algumas pessoas podem ser “tão evoluídas” a ponto de não ser necessário às mesmas reencarnar, mas ir se aperfeiçoar em outro plano. A questão é: Nem os próprios espíritas sabem para onde vão!

Vejamos o que Jesus anuncia:




E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. (Hb 9.27).

Nós nunca alcançaremos a plenitude de Deus, mesmo que fosse possível reencarnar dezenas de vezes. Jesus quer que venhamos da forma que estivermos, e ele nos moldará.




Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.

Não vim chamar os justos, e sim pecadores ao  arrependimento. (Lucas 5:31-32)



O espiritismo adultera a Bíblia ao seu bel-prazer e vai contra o que Jesus ensinou. E nesse espírito adulterador afirma que João Batista é a reencarnação de Elias (Ml 4.5 e Mt 17.10-13).  

Elias não poderia ter reencarnado porque não morreu, mas foi arrebatado (II Rs 2.11).   Se João Batista fosse a reencarnação de Elias, aquele que teria aparecido no monte da transfiguração, deveria ser João Batista e não Elias (Mt 17.1-3). Pois de acordo com a doutrina espírita: a última pessoa reencarnada é que deve aparecer.  E por fim, João Batista disse claramente que não era Elias (Jo 1.21).  




As tipologias dos espíritos



Para essa “crença-ciência” há quatro categorias de espíritos: imperfeitos, bons, superiores e puros. Cabendo a cada um a caminhada para alcançar a perfeição.

A fim de justificar sua doutrina eles apontam o capítulo 3 versículo 3 de João:




Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". (Jo. 3.3)



Qualquer estudante de literatura sabe que um texto não pode ser isolado de seu contexto pois isso representa um erro primário, então vejamos com mais pertinecia do que trata tal passagem Bíblica.

Ao analisarmos melhor, do versículo 1 ao 21, veremos que a passagem refere-se ao encontro de Jesus com Nicodemos e este indaga a Jesus como fazer para ser salvo. Quando Jesus fala para Nicodemos o versículo 3, o mesmo também não entende e pergunta como é possível ao homem nascer de novo.

E aí vem a explicação bem clara de Jesus:




Respondeu Jesus: “digo-lhe a verdade: Ninguém   pode entrar no reino de Deus, se não nascer de novo”



Jesus está claramente referido-se ao “Batismo”, não o bastismo com água feito na igreja, mas a aceitação verdadeira de que Jesus é Deus. O texto está dizendo que necessitamos perceber em nossos corações que fora de Cristo não há salvação. O que Jesus diz à Nicodemos é que todo e qualquer ser humano que deseje estar com Deus necessita declarar-se pecador e pedir perdão pelos atos ilícitos, procurando não cometer os erros de antes.

Acreditar em reencarnação é desacreditar no sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, pois se o próprio homem pode conseguir a perfeição, porque Deus daria seu único filho a morrer em nosso lugar?

A Bíblia tem a resposta clara do que acontece quando morremos:

                        E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. (Eclesiastes 12:7)



Não há um terceiro fato, ou um complemento da frase dizendo que posteriormente o espírito voltará a terra.

A vida não é mérito nosso, mas dom gratuito de Deus. Não temos merecimento de nada e, portanto, a salvação se dá através da misericórdia de Jesus e não através de nossos atos.

Fazer caridade é uma obrigação nossa, pois devemos amar nosso próximo como a nós mesmo, mas isso não nos garante um pedacinho do céu.



Continua...













[1] O mesmo achava ser a reencarnação do poeta Celta (Allan Kardeck).

[2] Nome dado ao que a Bíblia chama de espírito familiar. Is.29:4.

[3] Vide item 2.

2 comentários:

  1. Leia o Evangelho Segundo o Espiritismo, Livro dos Espirismo, etc. Leia as obras antes de falar inverdades, "Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisa." (Allan Kardec - O Livro dos Espíritos - LIVRO PRIMEIRO, AS CAUSAS PRIMEIRAS, CAPÍTULO I). E com certeza, Jesus é o caminho de toda a vida espiritual, por isso nós espiritas amamos a Deus, a Jesus e o Espirito Santo... os médiuns, são como os pastores, os padres, guiam-nos e falam palavras de amor a todos, palavras de Jesus Cristo. Ninguém está acima deles, nem mesmo os mediuns... tu como um bom crente de Deus, não deveria julgar nenhuma religião cristã, apenas abençoar a todas as religiões que levam as palavras de Nosso Pai.

    Ser espírita não é ser nenhum religioso; é ser cristão. Não é ostentar uma crença; é vivenciar a fé sincera.

    Não é ter uma religião especial; é deter uma grave responsabilidade.

    Não é superar o próximo; é superar a si mesmo. Não é construir templos de pedra; é transformar o coração em templo eterno.

    Ser espírita não é apenas aceitar a reencarnação; é compreendê-la como manifestação da Justiça Divina e caminho natural para a perfeição.

    Não é só comunicar-se com os Espíritos, porque todos indistintamente se comunicam, mesmo sem o saber; é comunicar-se com os bons Espíritos para se melhorar e ajudar os outros a se melhorarem também.

    Ser espírita não é apenas consumir as obras espíritas para obter conhecimento e cultura; é transformar os livros, suas mensagens, em lições vivas para a própria mudança. Ser sem vivenciar é o mesmo que dizer sem fazer.

    Ser espírita não é internar-se no Centro Espírita, fugindo do mundo para não ser tentado; é conviver com todas as situações lá fora, sem alterar-se como espírita, como cristão.

    O espírita consciente é espírita no templo, em casa, na rua, no trânsito, na fila, ao telefone, sozinho ou no meio da multidão, na alegria e na dor, na saúde e na doença. Ser espírita não é ser diferente; é ser exatamente igual a todos, porque todos são iguais perante Deus.

    Não é mostrar-se que é bom; é provar a si próprio que se esforça para ser bom, porque ser bom deve ser um estado normal do homem consciente. Anormal é não ser bom. Ser espírita não é curar ninguém; é contribuir para que alguém trabalhe a sua própria cura.

    Não é tornar o doente um dependente dos supostos poderes dos outros; é ensinar-lhe a confiar nos poderes de Deus e nos seus próprios poderes que estão na sua vontade sincera e perseverante. Ser espírita não é consolar-se em receber; é confortar-se em dar, porque pelas leis naturais da vida, "é mais bem aventurado dar do que receber".

    Não é esperar que Deus desça até onde nós estamos; é subir ao encontro de Deus, elevando-se moralmente e esforçando-se para melhorar sempre. Isto é ser espírita. Com as bênçãos de Jesus, nosso Mestre.

    Do Livro "Aprendendo a lidar com as crises" Wanderley Pereira.


    Que a Paz de Jesus Cristo de abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefanie,

      Pelo visto você só leu a primeira parte do estudo, pois na parte II eu cito o Evangelho segundo o espiritismo. Eu li sim muitos livros espíritas antes de escrever o artigo, além de ter amigos espíritas também. E de antemão já vou te adiantando que conheço muitos espíritas infinitamente melhores do que vários fervorosos “crentes”. Mas não é essa questão que vem ao caso, contudo o fato de você ter se sentido ofendida com o que escrevi.

      Minha intenção ao escrever o artigo era a partir da tradução do texto original em Grego fazer um estudo exegético e hermenêutico sobre o assunto tratado no capítulo 14 do livro de João. E quanto a essa interpretação não há inverdade alguma!

      Mas vamos lá: primeiramente você me chamou de “boa crente”; bom, não sou uma coisa nem outra. Sou pecadora e imperfeita, assim como qualquer homem na face da terra. E também não sou crente, mas uma seguidora de Jesus Cristo.

      Em momento algum levantei bandeira de Igreja A ou B em meu blog. Este é um espaço no qual resolvi compartilhar meus pensamentos, pesquisas e vivências, sem levar em conta a Igreja a qual frequento, se você observar bem eu nem especifiquei a qual denominação pertenço. Aliás, devo confessar que talvez muitos irmãos da “Igreja” não estejam de acordo com o que posto aqui.

      Se você ler um artigo que postei chamado “E quem é capaz de atirar a primeira pedra?” verá quem realmente sou e como penso a respeito do amor ao próximo.

      Sei que vocês acreditam em Jesus e que ele é um espírito altamente evoluído, um exemplo a ser seguido por vocês. Também sei do carinho e respeito que vocês possuem por ele. E é no amor dele que estou te respondendo.

      Não estou aqui para converter, ofender, nem magoar ninguém. Apenas quero expressar a verdade do evangelho. Evangelho esse não segundo Buda, Silas Malafaia, Edir Macedo, Caio Fábio, Padre Fábio de Melo, Papa Bento XVI, Renata Rodrigues, Allan Kardec. Mas o evangelho puro e simples de Jesus Cristo!

      Então, Stefanie no amor de Jesus, se o que escrevi a ofendeu, eu te peço perdão! Você tem toda liberdade de expressar seu pensamento em meu blog.

      Mas observe o tempo que você despendeu, para defender aquilo que você acredita, procurando referências em livros de sua biblioteca, a fim de deixar um recado num blog de uma “desconhecida”. O que a incomodou tanto, dentro de seu coração, para fazer tal coisa?!? Pois quando temos a certeza em nosso coração, as opiniões de outras pessoas simplesmente não nos incomodam!

      Aqui não falo de mim, mas de Jesus. Falo dos ensinamentos dele, falo do mestre o qual você acredita e foi você mesma que me disse isso!

      Então te faço uma proposta minha irmã! Pegue uma bíblia normal, sem a interpretação de ninguém e faça você sua interpretação. Antes que você diga que estou falando para ler uma bíblia evangélica, quero deixar claro que a versão que mais gosto de ler é a Bíblia de Jerusalém (versão católica).

      Jesus é simples de ser entendido, não é necessário que ninguém fale por ele. Então, escute Jesus, leia o que ele tem te para dizer, sem intermediários.
      Leia o Novo Testamento. Comece com os quatro primeiros livros: Mateus, Marcos, Lucas e João. Mas antes de ler faça um pedido para ele (apenas ele) e diga:

      ̶ Jesus me mostre a tua verdade!

      E veja o que acontecerá!

      Que a verdadeira Graça em Jesus preencha sua vida e seu coração!

      Em Cristo,
      Renata.

      Excluir