segunda-feira, 16 de julho de 2012

Espiritismo moderno: visão à luz da Bíblia - Parte II


O ensinamentos de Kardeck



Kardeck no Evangelho segundo o Espiritismo, um dos seus livros, afirmou que o Espiritismo não ensina nada contrário ao ensinamento de Cristo, mas o desenvolve, completa e explica o que foi dito sob forma alegórica. Partindo desse princípio, o espiritismo julga ser, ele próprio, a terceira revelação. Uma breve leitura sobre estudos da religião pode esclarecer o que fez Kardec. Ele começou a divulgação do espiritismo em 1956 através da corrente positivista que defendia que a religião era uma alienação e que deveria ser estudada com o próposito de evoluir a mente das pessoas que a seguiam.
Através das ideias de Comte, Allan Kardec apropriou-se dos conceitos e inferiu outros, dizendo que o homem está aqui para evoluir os seus caminhos.
A primeira sessão espírita presente na Bíblia encontra-se em gênesis 3.1: Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o SENHOR Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”
Assim como a serpente o fez, os ensinamentos de Kardec andam fazendo por aí, pois se àquela ao inserir a dúvida fez com que Eva pecasse, esse com a mesma estratégia continua fazendo com que homens pequem ao dizer: olha eu não falo nada diferente da Bíblia, na verdade eu a completo, ajudo você a entender algo muito difícil para você distiguir... A bíblia é complicada demais para você entender, por isso que eu desmistifiquei esse livro histórico. Escute o que eu digo: o espiritismo através de Allan Kardeck é a terceira revelação de Deus! E continua, não leiam a Bíblia, basta lerem os meus livros...a bíblia não é um livro sagrado, ela é cheia de alegorias!

E assim mais uma vez o homem é enganado e empurrado à perdição.

Sobre o disfarce de ser “luz” (Lúcifer era um anjo de Luz), o espiritismo prosegue enganando a muitos que possuem sede e fome de Deus.
O homem é por essência contestador e curioso, e existem verdades de Deus que só serão entendidas por nós, quando formos para junto dele, uma vez que ainda não estamos preparados para entendê-las. Mas o que era necessário à nossa salvação, isso Jesus explicou.
Entretanto, assim como fez a serpente no Éden, o espiritismo continua utilizando-se da dúvida para nos ludibriar: Essa vida é pouca para você chegar ao entendimento total, é necessário voltar e evoluir, você deve alcançar a plenitude para depois se chegar ao “Criador Supremo”. Vem aqui que eu explico suas indagações, pois falo com espíritos de Luz...olha estou citando e explicando a  Bíblia, eu falo de Jesus...devemos ser iguais a ele, pois ele é um espírito superior de alto grau... 

Essas frases remetem a um diálogo ocorrido lá atrás:  

Mas a serpente, mais sagaz, que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus te disse: - Não comeres de toda a árvore do jardim?

Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais[1].

Então a serpente disse à mulher: - É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 

Agora, a serpente não mais está no meio de nós como um animal, mas como “espíritos de luz” que trazem consolo às pessoas que perderam seus entes queridos, entes que foram tirados por Deus. E continua seu plano: Olha você tem Deus dentro de você, já sabe sobre o bem e o mal. Basta ser generoso, ajudar ao próximo, fazer caridade que Deus há de te recompensar. Jesus é o espírito de Luz no qual você deve se espelhar.Você deve tentar ao máximo ser como ele e, assim você irá evoluir a ponto de ser digno de estar nos céus.

Não se preocupe se nessa vida você não conseguir alcançar a perfeição, pois ainda há muito tempo e muitas outras chances para isso! 

Esse é o discurso que o espiritismo tem usado para tentar desvirtuar almas, afinal de contas, é mais fácil ter várias chances para procurar fazer a coisa certa do que uma só. E nisso muitas pessoas verdadeiramente boas são enganadas. Já vi vários espíritas mais íntegros que muitos “evangélicos”. Talvez essa afirmação possa chocar, mas é mais pura verdade!  



Quem é Jesus?


Mediante tais deturpações o espiristismo ainda afirmam ser Jesus um espírito evoluído em alto grau de desenvolvimento negando assim sua divindade. A Bíblia não deixa dúvidas com relação a quem é Jesus:


Mt. 16 :15-17 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?  E Simão Pedro,
respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to
não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
 

I Pe 2:24   Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro,
para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas
feridas fostes sarados.


João 14: Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido,
Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?


O nome Jesus em Hebraico significa Yhwh Salva, ou seja, Deus salva, e Cristo em grego significa messias. Assim sendo, o messias (o enviado) salva em nome de Yhwh, ou melhor de Deus.


Os Anjos e Satanás

Contudo, os equívocos com a palavra de Deus não param por aí. Em seu livro, O Céu e o Inferno, Kardeck afirmou que: os anjos são almas de homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta, fruindo em sua plenitude a prometida felicidade."  Mas não é isso que a Bíblia fala a respeito dos anjos. Antes mesmo da criação do homem eles já existiam, são considerados ministros de Deus, como pode ser visto em Hebreus 1:14: [Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? ]
Podemos notar com bastante pertinência a função dos anjos de Deus através do versículo acima. São enviados com o propósito de guardar os escolhidos por Ele. Contudo, não há mérito nenhum neles e nem nos cabe cultuá-los, assim como demonstra o capítulo 22:8-9 de apocalipse:

                                E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto,
prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os
profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

           

Os espíritas vêem Jesus como um “exemplo de caridade a ser seguido para alcançar a evolução” e consideram o diabo e os demônios  como seres inferiores que não conseguiram a perfeição. 

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas
para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto
não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz
veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas
obras eram más. João 3:17-19.


Alziro Zadur, renomado espírita brasileiro, afirmou que: Satanás é nosso irmão, por quem devemos orar, uma vez que poderá entrar novamente no círculo de evolução espiritual e tornar-se um espírito perfeito e puro.  
Chega a ser contraditório negar que Jesus é o filho de Deus que morreu em nosso lugar, negando dessa forma a própria salvação e, chamar de irmão a Satanás admitindo conscientemente seu destino. O próprio nome de Satanás em grego significa adversário, como se pode então chamá-lo de irmão?
Constumamos achar que Satã é o grande inimigo de Deus, mas isso não é verdade, Deus É e não há outro ser como ele. Satanás é adversário dos homens, entretanto, muitos o chamam de irmão. Nesse sentido, parafraseando o que fez Caim a Abel, é isso que nosso inimigo pretende nos fazer. O que esse “irmão” está a desejar é a aniquilação, a morte dos que o chamam de irmão. 

E se ainda há alguma dúvida sobre a verdadeira identidade de Satanás, nos basta ler apocalipse 12.7-18:



Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e
o dragão e os seus anjos revidaram.
Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos
céus.
O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou
Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o
Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador
dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.
Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram;
diante da morte, não amaram a própria vida.
Portanto, celebrem-no, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar,
pois o Diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta
pouco tempo”.
Quando o dragão foi lançado à terra, começou a perseguir a mulher que dera à luz o menino.
Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que ela pudesse voar para
o lugar que lhe havia sido preparado no deserto, onde seria sustentada durante um
tempo, tempos e meio tempo, fora do alcance da serpente.
Então a serpente fez jorrar da sua boca água como um rio, para alcançar a mulher e
arrastá-la com a correnteza.
A terra, porém, ajudou a mulher, abrindo a boca e engolindo o rio que o dragão
fizera jorrar da sua boca.
O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua
descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao
testemunho de Jesus.
Então o dragão se pôs em pé na areia do mar.

                       

Logo podemos ver que chamar Satanás de irmão é condenar-se; uma vez, que a Bíblia deixa bem claro quem é Lúcifer e vai além dizendo que junto com eles seus anjos foram destronados. Assim sendo, mesmo possuindo a indole má, ainda conservam a forma angelical primeira, podendo utilizar-se dela para enganar e pôr dúvidas nas cabeças daqueles que procuram Deus.

Uma análise mais cuidadosa poderá abrir nossa visão com relação a isso: se fossem espíritos de luz, por que desceriam à terra de madrugada? Ou por que as sessões seriam fechadas?

As coisas de Deus são claras e não obscuras, diz a Bíblia que a luz veio ao mundo mas os homens amaram mais as trevas do que a luz (Jo.3.19).

Se tais espíritos fossem da parte de Deus, eles não esperariam as trevas para manifestarem-se.

No espiritismo há varias vertentes, mas não se deixe enganar pois a essência é a mesma e o propósito idêntico, ou seja, levar o homem a perdição. Quanto mais homens Satanás conseguir deviar, mais exultante ficará por estar vingando-se de Deus ao destruir sua criatura.



Tipologias espíritas       



Vejamos as diversas vertentes do chamado espiritismo:


§  Espiritismo comum – incluida nessa ramificação estão a quiromancia (adivinhação com as mãos), Grafologia ou gritografia (adivinhação pela escrita), hidromancia (adivinhação por meio da água) e astrologia (adivinhação por meio dos astros).

§  Baixo espiritismo – aqui ocorre o sincretismo da religião africana, indígena, e práticas do ocultismo (estão nessa classificação o vodu, Camdomblé, umbanda, quimbanda e macumba, magia negra, magia branca etc.).

§  Espiritismo Científico – Também conhecido como “alto espiritismo” ou “espiritualismo”. É a pratica espirita elitizada e racionalista. Normalmente não se apresenta como uma religião. Muitas vezes se manifestam como sociedades, como por exemplo a LBV (Legião da Boa Vontade) fundada pelo falecido Alziro Zarur e presidida atualmento por Paiva Neto. Estão nessa classificação o teosofismo, o esoterismo e  o kardecismo.



Embora, existam várias vertentes, todas crêem na comunicação com os mortos, na capacidade do homem conseguir a salvação através de seus próprios meios, na adivinhação, na reencarnação... Ou seja, podem existir várias vertentes a fim de convercer os diversos tipos de homens, mas todas convergem para um ponto em comum: desviar os homens da verdadeira salvação, que só é possível através do sacrifício de Cristo Jesus na cruz do calvário.
 
A Bíblia ainda adverte-nos dizendo que os mesmos trazem consolações vazias:

Porque os ídolos falam mentiras, os adivinhadores têm falsas visões e contam sonhos enganadores; o consolo que trazem é vão.Por isso o povo vagueia como ovelhas aflitas pela falta de um pastor.

Deixa claro que é ilusão, fonte de lucro para os espertos, que trata de obras da carne e não do espírito e por fim exorta-nos a não seguir tais caminhos pois,  os que o fazem e praticam não entrarão no reino dos Céus.



A Verdadeira Salvação



Mas, ainda há esperança e não queremos aqui falar de religião, ou de Igreja. O que desejamos é falar do amor insondável de Jesus, que morreu por você, por mim, na Cruz do Calvário. E isso não foi alegoria, foi amor!

Se o espiritismo apregoa que Deus é amor e nisso está certo, então creiamos no amor de Jesus que foi capaz de morrer em nosso lugar.


Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra viverá. (Jo.11.25)

            
Essas palavras foram proferidas por Jesus ao ver seu amigo Lázaro morto. O mesmo já estava em estado de putrificação e ainda assim Jesus o ressuscitou.

Nos dias atuais muitos de nós nos encontramos mortos, fétidos, em estado de putrefação esperando pelo sepultamento, pois não estamos andando de acordo com os planos de Deus.

Mas assim como Jesus fez com Lázaro, ele quer fazer com você. Ainda que você esteja fazendo coisas que entristeçam a Deus, ele o ama e quer o ver morto para o mundo mas vivo para os Céus. E para isso basta que somente você declare que ele é o Deus vivo que deu sua vida na Cruz do Calvário para te purificar os pecados. Ele é sim um exemplo a ser seguido, mas vai além, é o único caminho que pode levá-lo a salvação.

Em que você prefere acreditar? Allan Kardeck, Chico Xavier ou em Jesus que verdadeiramente morreu por nós? Jesus nunca estará “ultrapassado” porque ele é Deus, ou seja, atemporal. Homens passam, Deus É!

Creia em Jesus e no seu poder!






[1] Deus falou a verdade para Eva. Contou-lhe que nós não fomos feitos para morte e para tal bastava-nos obedecer à ordem de não se aproximar de tal árvore. Isso era essencialmente uma briga do corpo (curiosidade) contra o espírito (alma que Deus nos deu).

3 comentários:

  1. Renata que DEUS continue revelando a vc as verdades de sua PALAVRA.Que as mentiras disseminadas pelo diabo caiam por terra e que Ele levante pessoas ousadas, cheias do Espirito Santo como vc. Este texto sera de grande valia para mim e para muitos que desejam defender as verdades do Evangelho de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      Deus nos ama de graça e por graça e não há barganhas com o Eterno. É somente através do amor de Jesus que podemos alcançar a graça da salvação.
      Há uma frase que Chico Xavier dizia muito: “A verdade que fere é pior do que a mentira que consola”. Mas Jesus nunca mentiu para nós, pelo contrário, sempre nos falou que no mundo teríamos aflições mas que deveríamos ter bom ânimo, porque ele venceu o mundo, que ele venceu a morte para que tivéssemos vida, vida eterna e não muitassssss vidas.
      Naquele que morreu por nós,
      Renata.

      Excluir
  2. Quero só esclarecer alguns pontos:em minhas pesquisas nunca encontrei q Allan Kardec tenha dito para não se ler a Bíblia, pelo contrário. -O diabo ou Satanás foi criação de Deus,portanto irmão nosso q se tornou nosso inimigo,e devemos Sim amá-lo pois são ordens de Jesus q disse:"Amai vossos inimigos" -bem a Bíblia diz q Deus não faz acepção de pessoas,portanto ele criou todos iguais,sendo assim os anjos não podem ter sido anjos desde sempre e nem Jesus pode ter sido Jesus desde sempre,senão Deus seria contraditório. -A comunicação não é feita com os mortos,mas sim com os vivos em espírito q é imortal,o corpo físico q morre,o espírito volta para Deus,e Jesus advertiu:Meu pai é Deus de vivos e não de mortos"a mediunidade é um dos muitos dons q Deus distribui a quem ele quer,e engana-se quem pensa que existe médiuns somente no kardecismo não,existem médiuns protestantes,católicos, batistas,etc...,O maior de todos foi Jesus,pois médium ou intermédios ou intermediário, são aqueles que são intermediários entre Deus e os homens,Abraão,Noé,Daniel,Moisés são alguna exemplos.

    ResponderExcluir