terça-feira, 21 de agosto de 2012

Luto nosso de cada dia – parte I




No dia 3 de agosto de 2012 postei um vídeo sobre o luto acompanhado do texto abaixo. Embora o vídeo por si só seja altamente explicativo, senti vontade de falar mais sobre a temática do luto.

Ao ler o texto de Eclesiástico, muitas pessoas podem confrontar o conteúdo do mesmo dizendo ser este um livro não pertencente ao cânon evangélico, o que é fato. Entretanto, assim como Provérbios, o livro de Eclesiástico demonstra a sabedoria popular de Israel e a meu ver não deveria ser desprezado, aliás, creio eu que nenhum livro não-canônico deveria ser menosprezado por nós, mas isso já é outro assunto, para um posterior post, quem sabe.

Assim, para aqueles que possam contestar a veracidade do excerto abaixo, tomarei como base para este estudo o texto de 2 Samuel 12: 15-23 numa tradução livre feita a partir do texto em hebraico.       

Para recordarem segue o link do vídeo sobre o luto.

 


“Filho, derrama tuas lágrimas por um morto, entoa um lamento fúnebre para mostrar a tua dor, depois enterra o cadáver segundo o cerimonial e não deixes de honrar a sua sepultura.
Chora amargamente, bate no peito, observa o luto segundo merece o morto, um ou dois dias...depois consola-te de tua tristeza.
Porque a tristeza leva á morte, e o coração abatido perde todo o seu vigor. Com a desgraça persiste a dor, uma vida triste é insuportável.
Não abandones teu coração à tristeza, afasta-a do teu próprio fim. Não esqueças: Não há volta! De nada serviria ao morto tua dor e ainda te prejudicarias.
Lembra-te de minha sentença que será também a tua: eu ontem, tu hoje!
Desde que o morto repousa, deixe repousar a sua memória. Consola-te quando seu espírito partir”. Eclesiástico. 38. 16-23.



Vejamos agora a tradução e posteriormente o texto como mensagem.


2 Samuel 12. 15-23

Tradução livre

E foi Natã para sua casa. E bateu Yahweh na presença do menino e adoeceu. O qual dera à luz a esposa de Urias para Davi.
E procurou Davi na presença de Deus e em favor do menino, Davi jejuou e jejuou. E entrou e passou a noite se deitando em terra.
E se levantaram uns velhos da casa sobre ele para o erguer da terra e com comida e não aceitou e não fez refeição.
E aconteceu no sétimo dia e o menino morreu.
E uns servos de Davi temeram expor para ele, porque diziam, pois, morreu o menino.
Eis que em acontecendo do menino vivo falávamos para ele e por nossa voz não ouvia.
E Davi, pois, viu seus servos cochichando e  compreendeu Davi que morreu o menino.
E disse Davi para os seus servos: morreu o menino?
E disseram: morreu!
E levantou-se Davi da terra e lavou-se e mudou suas mantas e  entrou na casa de Yahweh e prostou-se.
E entrou para sua casa e perguntou e puseram para ele pão e comeu.
E disseram seus servos para ele: que palavra é esta a qual fazes?
Por causa do menino vivo jejuastes e chorastes e como que morto o menino tu levanta-se e come pão?
E disse: enquanto ainda o menino com vida jejuei e chorei, pois  dizia: quem sabe ser misericordioso Yahweh e permanece com vida o menino.
E agora morreu. Para que eu jejuaria? Seria capaz para trazer de volta?
Novamente eu irei para ele, mas ele não voltará para mim.


O texto como mensagem

2 Samuel 12. 15-23

 

E foi Natã para sua casa. E bateu Yahweh na presença do menino e adoeceu. O qual dera à luz a esposa de Urias para Davi.

Estamos diante de uma situação anteriormente imprevista por Davi. Mesmo possuindo inúmeras mulheres, cobiçou a mulher de Urias, seu soldado e em nome do desejo mandou um justo para morte, tomando para si sua esposa, a qual engravidou do rei.

Dessa forma, encontra-se em grande pecado para com Yahweh e assim o profeta Natã é enviado ao rei a fim de lhe dar o oráculo de Deus. Seu filho perecerá!

Logo que Betsabá dá a luz, o menino adoece.


E procurou Davi na presença de Deus e em favor do menino, Davi jejuou e jejuou. E entrou e passou a noite se deitando em terra.

E se levantaram uns velhos da casa sobre ele para o erguer da terra e com comida e não aceitou e não fez refeição. E aconteceu no sétimo dia e o menino morreu.

 

Davi então começa uma corrida desenfreada pela vida de seu filho intercedendo pela benevolência de Yahweh. E então jejua, chora, clama e lamenta sua atitude de volúpia ao cobiçar o que não lhe pertencia.

É interessante observarmos que Davi cumpre um luto em vida. Ou seja, pelo período de sete dias o rei cumpre todo esse processo de intercessão que era tão inerente aos lamentos fúnebres. Geralmente o luto por um morto se dava no período de sete dias, nos quais os amigos e familiares do morto choravam, gemiam, usavam roupas desconfortáveis ou rasgavam as próprias vestes, caminhavam descalços, cobriam-se de cinzas e raspavam as barbas.

E é exatamente por sete dias que Davi se isola do mundo e se derrama aos pés do Senhor.

E uns servos de Davi temeram expor para ele, porque diziam, pois, morreu o menino. Eis que em acontecendo do menino vivo falávamos para ele e por nossa voz não ouvia.

E Davi, pois, viu seus servos cochichando e compreendeu Davi que morreu o menino. E disse Davi para os seus servos: morreu o menino? E disseram: morreu!

 

Diante da situação em que Davi se encontrava seus servos temeram muito dar-lhe a notícia da morte de seu filho com Betsabá, pois pensaram eles: se com o filho doente nosso rei encontra-se em tal estado, o que será do grande rei Davi acaso saiba que seu filho é morto?

Mas, Davi percebeu pelo falatório que seu filho era morto e então só indagou a fim de constatar o que no fundo já sabia.


E levantou-se Davi da terra e lavou-se e mudou suas mantas e  entrou na casa de Yahweh e prostrou-se. E entrou para sua casa e perguntou e puseram para ele pão e comeu.

 

Diante da notícia o rei se reergueu, tomou banho, trocou suas vestes. Foi até a Arca da Aliança e ali se prostrou ante o Senhor. Pois entendeu o motivo pelo qual Yahweh tomou para si o filho que prefigurava a traição do rei.

E logo depois retornou ao palácio, pediu pão e se alimentou.

E disseram seus servos para ele: que palavra é esta a qual fazes?

Por causa do menino vivo jejuastes e chorastes e como que morto o menino tu levanta-se e come pão?

E disse: enquanto ainda o menino com vida jejuei e chorei, pois  dizia: quem sabe ser misericordioso Yahweh e permanece com vida o menino. E agora morreu. Para que eu jejuaria? Seria capaz para trazer de volta?

Diante de tal atitude os servos de Davi não compreenderam, pois mediante os costumes aquele seria o momento de guardar o luto e chorar, jejuar, lamentar-se pelo ocorrido. E então o indagam porque agia daquela forma, alimentando-se.

Ao que Davi explica: enquanto havia vida era hora de clamar, de interceder para ver se Yahweh não cumpria em meu filho um castigo que deveria ser meu. Por isso jejuei, e chorei e fiquei recluso clamando pela vida de meu filho. Mas quando Deus estabeleceu sua sentença e cumpriu o seu propósito de que me adiantaria tamanho esforço? Traria por acaso tais atitudes a vida de meu menino?


Novamente eu irei para ele, mas ele não voltará para mim.



E continua Davi: Eu um dia me encontrarei com ele novamente, mas ele nunca mais voltará a mim. Ou seja, a sepultura um dia me espera, mas meu filho não mais voltará a viver.   



Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário