quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Desabafo







Jesus de milagres: milagres para quem?

E da mesma maneira também o Espírito Santo ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito de Deus intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede por seus filhos.

Romanos 8:26-27

 
 
Estou passando por um drama pessoal que me fez pensar muito sobre as questões dos milagres de Deus.
Meu avô encontra-se internado, doente, com apenas um dos rins funcionando precariamente a 8% e por ser um “lindoso” de 84 anos a hemodiálise só está por lhe dar uma sobrevida na terra.
Perdi minha avó, sua esposa, em 2010 com Alzheimer e também fazendo hemodiálise por conta das complicações que a doença lhe causou.
Desde então, meu avô vem se entregando, morrendo um pouco de saudade dia a dia.
O último sábado, o visitei no hospital e ele estava brincalhão como sempre, sentado na maca, me esperando com um sorriso lindo no rosto e seu chapéu estilo “Chaves” que tanto gosta.
Eu, brincando com ele, lhe disse que era para ele passar uns dez na fila de ida para o céu, porque ainda tinha que ficar uns vinte anos com a gente.
Ele me disse que vinte anos eram muita coisa e então pegou minha mão apertando com força e falou:
 
− Minha filha estou cansado! Aquele aperto de mão me fez entender muita coisa.

 
Todos, em minha família, estão orando por meu avô e já escutei muitas frases do tipo:

 
− Ah!!! Deus é Deus do impossível! É Deus de milagres e o Murílio irá ficar curado!!!

 
E tais afirmações têm me deixado muito reflexiva...
 
Concordo. Deus simplesmente É! Para ele não há impossíveis, porque ele é o Deus em que tudo é possível! Ele opera milagres. Não tenho dúvidas disso!
Mas a grande questão que me deixou pensativa é: milagres para quem?
Milagre de cura para eu continuar minha vidinha enquanto meu avô sofre com a falta de conversa, companhia, companheirismo da minha avó? Sim, porque por mais que estejamos com ele, chega um momento em que cada um segue seus compromissos e ele se vê solitário.
Ora, se o milagre não acontecer do jeito que queremos ou esperamos, não significa dizer que milagres não aconteceram!
Jesus fazia o milagre para o doente, no doente e não em seus entes queridos!
O espinho na carne encontra-se com aquele que sofre e por mais que sintamos pelo seu sofrer, a dor maior encontra-se nele e não em nós.
Muitos poderiam se condoer do fardo que carregava a mulher com o fluxo de sangue, mas a dor era só dela. Somente ela e Jesus sabiam o seu verdadeiro sofrer.
Nos momentos de doenças, com a iminência da morte, temos o errado hábito de pedir pela cura do doente. Devemos orar pelo doente, mas, nossa oração deve ser para que Deus faça a vontade dele e não a nossa!
Sim, porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou nos dando vida em abundância, então a morte daquela pessoa que se encontra enferma também é um milagre de Deus, pois já não mais está doente, mas curado ao passar desse mundo de morte para a vida plena em Jesus Cristo.
Só o Espírito Santo de Deus para ter misericórdia de nós. Como somos pequenos e limitados!
A doença de meu avô me fez repensar muitas coisas, mas principalmente o lidar com a morte. A cada dia que passa vejo que o egoísmo que nutrimos por aqueles que amamos nos faz orar de forma errada, e assim, esperamos a resposta de Deus que queremos ouvir e não a que ele realmente dará.
Desde então, mudei minha oração em relação ao meu avô e creio que nunca mais verei a morte da mesma maneira. Se dessa vida meu avô passar, sei que com Jesus ele estará! Hoje, oro para que Deus faça a sua vontade, o seu milagre de cura, da forma que ele achar melhor.
E seja qual for sua decisão eu darei glórias ao seu nome, pois, sei que ele é o Deus da minha Salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário