terça-feira, 3 de julho de 2012

Atos 9: 1-22 – parte II

Continuando o estudo da perícope de Atos 9: 1-22, veremos hoje a sociedade nos tempos de Paulo. No próximo tópico de nossa pesquisa daremos enfoque na região de então. Assim, ao término do ensaio teremos uma abordagem histórico-social no livro de Atos.


Capítulo 2 – A sociedade de Israel nos tempos de Paulo


A sociedade nos tempos de Paulo era constituída por um misto de culturas, religiões e convicções políticas, ora mantidas dos costumes judaicos, ora oriundas de Roma.

Não se pode dessa forma desmembrar os grupos que compunham Israel no século I sem adentrar ao campo da política uma vez que tudo para esta sociedade apresentava cunho político.

Segundo a óptica de Robert GUNDRY, em seu livro, Panorama do Novo Testamento, p. 23 e 29 pode-se vislumbrar um pouco melhor a sociedade de então:

“4 milhões de judeus viviam sob o domínio deste vasto Império, o que representava ± 7% da população total do mundo romano [...]. Havia portanto um grande número de habitantes judeus naquela época, dos quais a sua grande maioria, principalmente na região da Palestina, era pobre e em geral alguns eram lavradores e outros porém viviam do comércio e da pesca.
A escravidão entre os judeus não era uma prática muito grande pois a maioria dos judeus palestinos eram tidos como cidadãos livres. Na sociedade judaica não havia muitos desníveis sociais por causa da influência niveladora do judaísmo”[...].



Logo, certa hegemonia era dada aos judeus e assim os sumos sacerdotes permaneciam no poder ajudando o governador romano. Além disso, como acima supracitado, existiam outros grupos presentes na sociedade da época.

Constituía também importância fundamental para sociedade o sinédrio, as sinagogas e o templo.

Desta forma, os grupos que compunham Israel nos tempos de Paulo eram formados por: zelotes, herodianos, centuriões e publicanos, escribas, saduceus, fariseus, samaritanos e os seguidores de Jesus.

2.1 – Zelotes

Este grupo originou-se a partir dos fariseus, contudo seu cunho era mais político que religioso. Era composto em sua maioria por pequenos camponeses e pessoas oriundas das camadas mais baixas da sociedade que se viam massacradas pelo fisco.

Ansiavam destituir Roma do poder e eram contrários ao governo de Herodes na Galiléia. Religiosos e nacionalistas ao extremo almejavam instituir a monarquia a YHVH, retomando assim o messianimo do êxodo.

2.2 – Herodianos

Embora não pudessem ser chamados de um grupo social propriamente dito, eles representavam a dependência dos judeus aos romanos, uma vez que possuíam o poder da Galiléia nas mãos. Por caberem a tais a incumbência de capturar agitadores eram considerados os principais opositores dos zelotes. (Mt. 22.16; Mc. 3:6; Mc.12:13)

2.3 – Centuriões e Publicanos

Os centuriões representavam o poder militar da época. A serviço de Roma comandavam 100 soldados.
Embora a figura dos publicanos também representasse o poder romano outorgado, sua incumbência estava no âmbito de recolher impostos e, por tal motivo essa classe era odiada pelos judeus. (Mt. 9:9; Mc. 2:14; Lc. 5:27).

2.4 – Escribas

Também conhecidos como doutores da lei, este grupo possuía grande prestígio junto à sociedade da época.
Por serem interpretes das escrituras (copistas) dominavam amplo campo do saber (administração, direito e educação) influenciando assim a escola, o sinédrio e as sinagogas.
Devido ao“poder” político que possuíam, embora não fossem economicamente os mais abastados, tornam-se guias espirituais do povo, determinando, até mesmo, regras para dirigir o culto.

2.5 – Saduceus

Grupo imponente formado pelos grandes proprietários de terras (anciãos) e pelos membros da elite sacerdotal. Eram os responsáveis pelo controle do Sinédrio, ou seja, detinham o poder nas mãos, e para tal tornaram-se os maiores colaboradores do império romano, fazendo uma política de conciliação temendo perder seus cargos e privilégios. No âmbito da religião mantinham uma postura conservadora aceitando somente a lei escrita.

2.6 – Fariseus

Tratava-se da seita mais segura da religião judaica (At. 26:5), criada no período anterior a guerra dos Macabeus, com o propósito de oferecer resistência ao espírito helênico que havia se instaurado entre os judeus.
Sustentavam a doutrina da predestinação que consideravam em harmonia com o livre arbítrio. Acreditavam na imortalidade da alma, na ressurreição do corpo e na imortalidade do espírito; criam nas recompensas e castigos da vida futura de acordo com os atos cometidos em vida.
Contudo, tais aspectos não representavam a essência da doutrina e sim viver em conformidade com a lei, indiferente de sua consequência. Por exemplo, para eles, guardar o sábado (dia do Senhor) era algo extremamente importante não podendo nem ao menos retirar um inseto pousado sobre a roupa, por ser isto considerado trabalho, e no dia santo era inconcebível trabalhar.
Embora buscassem primeiramente as cousas divinas, passaram a amar mais a lei do que a Deus. Saulo de Tarso, homem do qual este ensaio trata, pertencia a esta seita, contudo, mostrou-se homem reto e temente a Deus, posteriormente.

2.7. –Samaritanos

Embora não pertencessem ao judaísmo propriamente dito, era um grupo característico da região palestinence. Observavam escrupulosamente o Pentateuco. Frequentavam o Templo de Jerusalém, mas, não aceitavam os outros escritos do Antigo Testamento.

Por possuírem miscigenação com estrangeiros, eram considerados pelos judeus como raça impura e motivo de contenda dos fariseus para com os novos Cristãos, pois estes admitiam aos oriundos de Samaria os mesmo privilégios perante a nova doutrina. (Lc. 10: 29-37; 17: 16-18; Jo. 4: 1-42).

2.8– Os Seguidores de Jesus

Após a ascensão de Cristo (30 AEC) crescia em números os seus seguidores. Diz a Bíblia que três mil homens foram batizados no dia de pentecostes.
Tal grupo, também conhecido com “seita do Caminho”, possuía tudo em comum (At. 2:42-47), vendiam suas propriedades e bens e distribuíam igualmente entre os menos abastados, não havendo assim, nenhum necessitado entre eles.
Perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão e nas orações. Em atos 4:4 diz que o número de convertidos chegou a quase 5 mil homens. Contudo Rodney Stark contesta e explica tais números em seu livro Crescimento do Cristianismo:


Para um número inicial, At.1,14-15 sugere que, vários meses após a cruxificação, havia 120 cristãos. Mais adiante, em At.4-4, menciona-se um total de 5 mil adeptos.

E, segundo At. 21,20, por volta da década de 60, havia “milhares de judeus” em Jerusalém que abraçaram então a fé.

Não se trata de estatísticas. É que houvera muitas conversões em Jerusalém, que deve ter sido a primeira cidade cristã, já que ali provavelmente havia não mais de 20 mil habitantes na época – J.C. Russel (1958) estima apenas 10 mil. Como observa Hans Conzelmann, esses números pretendem apenas “mostrar quão prodigiosamente o Senhor mesmo está agindo aqui” (1973:63). Com efeito, como nota Robert M. Grant, “sempre se deve levar em consideração que os números da antiguidade [...] são parte de um exercício de retórica” (1977:7-8) e não devem, efetivamente, ser tomados em termos literais.

[...] Até meados do século III, Orígenes admitia que os cristãos constituíssem tão-somente “uma pequena parcela” da população. No entanto seis décadas depois os cristãos eram tão numerosos que Constantino julgou conveniente aderir à Igreja.


Assim sendo, tomando por base o que diz Rodney pode-se considerar que no ano 34 EC o número de seguidores de Cristo somavam pouco menos de 1000 adeptos. Contudo, tal fato, não deixa de ser considerado espantoso devido à opressão desses, sofrida por parte dos governantes e dos fariseus da época.

Esta é a sociedade que permeia a perícope de Atos 9: 1-22. No próximo tópico veremos como era a região em que tais grupos conviviam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário