terça-feira, 3 de julho de 2012

Santa Maria ou Maria Santificada por Deus? - parte final

Segue a segunda e última parte do estudo comparativo sobre a figura de Maria mãe de Jesus.
Shalom!


Irmãos ou apóstolos de Cristo? 

Mediante a tudo que foi dito anteriomente, podemos agora averiguar profundamente os versículos que fazem menção aos irmãos de Jesus.
Os excertos abaixo foram extraídos da Bíblia Ave Maria para melhor estudo do tema. Vejamos:
 

12 Depois disso, desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ali só demoraram poucos dias.  João 2:12.

3 Seus irmãos disseram-lhe: Parte daqui e vai para a Judéia, a fim de que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.
4 Pois quem deseja ser conhecido em público não faz coisa alguma ocultamente. Já que fazes essas obras, revela-te ao mundo.
5 Com efeito, nem mesmo os seus irmãos acreditavam nele.
6 Disse-lhes Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas para vós a hora é sempre favorável.
7 O mundo não vos pode odiar, mas odeia-me, porque eu testemunho contra ele que as suas obras são más.
8 Subi vós para a festa. Quanto a mim, eu não irei, porque ainda não chegou o meu tempo.
9 Dito isto, permaneceu na Galiléia.

10 Mas quando os seus irmãos tinham subido, então subiu também ele à festa, não em público, mas despercebidamente. João 7: 3-10

5 Acaso não temos nós direito de deixar que nos acompanhe uma mulher irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas? 1 Coríntios 9:5


1 Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser Tiago, irmão do Senhor. Gálatas 1:19


Para adentrar ao cerne da questão tomaremos por base o versículo de Atos 1:13-14. Versículo este que norteia a afirmação católica de que Jesus não possuía irmãos e que o termo teria sido empregado aos seus discípulos ou a parentes próximos (com relação aos parentes próximo, observou-se não ser possível mediante os termos adelphos(irmãos)  e anepsios (primos), anteriormente explicados.
Mas, seriam estes os discípulos?

13 Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.
14 Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele. Atos 1: 13-14



Esta passagem ocorre após Jesus ter ensinado a parábola do joio e do trigo. No versículo 13 podemos observar que ele estava com os discípulos e que todos se encontravam em fervorosa oração.

No versículo posterior há mais uma especificação das outras pessoas que também se encontravam ali. Juntamente com as mulheres, entre elas Maria, Mãe de Jesus, e os irmãos dele. Logo, podemos observar que não se tratavam dos apóstolos, mas realmente dos irmãos de Jesus.
Na passagem de Mateus há uma especificação dos nomes dos irmãos de Cristo:

54 Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa?
55 Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?
56 E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?
57 E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado.
58 E, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.

Mateus 13: 53-56.



Talvez a confusão possa dar-se no fato de coincidentemente serem também o nome de alguns apóstolos, contudo, há de se notar que estes eram nomes muito comuns na época.
Os homens que o escutavam em Nazaré ainda não tinham um conhecimento tão profundo, como por exemplo, saber os nomes de seus seguidores, já que o ministério de Jesus naquela cidade era recente. Pois o mesmo, fora pregar em público pela primeira vez ali. Por outro lado, por ter nascido ali todos conheciam os membros de sua família. Logo, Tiago, José, Simão e Judas realmente eram irmãos de Cristo por parte dos pais, bem como suas irmãs. Sendo este Tiago o escritor da epístola de Tiago, pois este após a morte de Cristo tornou-se chefe da Comunidade Cristã em Jerusalém.
Podemos Observar que sempre ao mencionarem os irmãos de Cristo há menção ao nome de Maria também, fator esse que mais uma vez vincula a maternidade da mesma a todos os outros.
Outro fato irrefutável é apresentado no capítulo 12 de Mateus, quando falam a Jesus que sua família estava em meio à multidão querendo falar-lhe e Jesus indaga: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E apontando para os discípulos diz: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
Aqui fica explicito que Jesus não era filho único e que os irmãos citados em Mateus 13 não eram os apóstolos, já que os mesmo estavam com ele e não do lado de fora.
 
46 Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.
47 Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te.
48 Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
49 E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.   Mateus 12: 46-50 (ver também Marcos 3:31-35 ; Lucas 8:19-21)

      
Toda essa pesquisa quanto à família de Cristo foi realizada na Bíblia Ave Maria, ou seja, na versão católica, mostrando dessa forma que nas versões bíblicas, indiferentes de denominações, há indícios da existência de uma família terrena completa de Cristo. Mas porque então não há uma citação direta, uma apresentação de Jesus, como quando o mesmo escolheu seus discípulos?
Pelo simples fato dos irmãos de Jesus nada acrescentarem à salvação dos homens e talvez mais, para que não adorássemos os irmãos terrenos dele, uma vez que devemos prestar honras somente a Deus.
Mediante a todos esses fatos, como fica a figura de Maria: Santa ou Santificada?
Vejamos duas passagens a serem analisadas: O menino Jesus em meio aos doutores da lei e o primeiro milagre de Cristo.



41 Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.
42Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
43 Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem
44 Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.
45 Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.
46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
47 Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.
48 Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.
49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?
50 Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera.
51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.


Podemos observar que Maria como qualquer outra mãe repreende o filho pelo sumiço, mas Jesus começa a prepará-la ao dizer-lhe Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?

Ou seja, a mãe de Jesus era uma mulher e mãe como qualquer outra, com preocupações pertinentes a todas as mães. No entanto, Jesus deixa bem claro que ele estava cuidando das coisas de Deus e que a função de Maria havia acabado a partir daquele momento.
Observemos a passagem de João 2:1-5 onde mais uma vez Cristo mostra a verdadeira função de Maria.



Bíblia Ave Maria
Almeida Revista e atualizada
Versão Grega (Strong)


1 Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.


1  Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.
1  Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.Καὶ τῇ ἡμέρᾳ τῇ τρίτῃ γάμος ἐγένετο ἐν Κανὰ τῆς Γαλιλαίας, καὶ ἦν ἡ μήτηρ τοῦ Ἰησοῦ ἐκεῖ·

2 Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.

2  Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.
2  Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.ἐκλήθη δὲ καὶ ὁ Ἰησοῦς καὶ οἱ μαθηταὶ αὐτοῦ εἰς τὸν γάμον.

3 Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.

3  Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
3  Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.καὶ ὑστερήσαντος οἴνου λέγει ἡ μήτηρ τοῦ Ἰησοῦ πρὸς αὐτόν, Οἶνον οὐκ ἔχουσιν.

4 Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.

4  Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
4  Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.[καὶ] λέγει αὐτῇ ὁ Ἰησοῦς, Τί ἐμοὶ καὶ σοί, γύναι; οὔπω ἥκει ἡ ὥρα μου.

5 Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.

5  Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
5  Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.λέγει ἡ μήτηρ αὐτοῦ τοῖς διακόνοις, Ὅ τι ἂν λέγῃ ὑμῖν ποιήσατε.



Aqui se pode observar na tradução da Bíblia Ave Maria que certa santidade é posta na fala de Cristo para com Maria. Contudo, no original em grego a frase é bem diferente e mostra exatamente o oposto: Jesus dizendo respeitosamente à Maria que ele faria os milagres mediante sua hora tivesse chegado, deixando claro que Ele era Deus e que ela fora somente uma mulher bem-aventurada por Deus, escolhida, separada por ele para que pudesse ter a grande dádiva de trazer ao mundo o Redentor.
E mesmo Maria reconhece essa soberania ao dizer para os serventes fazerem tudo quanto assim Jesus mandasse.
Podemos concluir que Maria foi uma mulher santificada por Deus, separada, escolhida, bem-aventurada. Pois, foi dentre milhares de mulheres existentes a ungida de Deus para trazer ao mundo o Salvador. Contudo, sua função termina exatamente aos doze anos de Jesus onde começa a narração do ministério de Cristo, mas isto não significa que ela deixou de ser mãe e de sofrer com toda a humilhação que Nosso Senhor carregou sobre seu ministério e sobre aquele calvário.
Maria sofreu como mãe amantíssima que era e como serva de Deus, vivendo todas as agruras de seu filho, de longe, orando a Deus por misericórdia.
Por tudo isso, ela é santificada por Deus, mas assim como Jesus disse: Mulher, que tenho eu contigo? Assim também devemos fazê-lo, pois não há nenhuma outra pessoa que possa interceder por nós junto a Deus sem ser Jesus Cristo.
Nossa intenção não é a de gerar polêmica em torno da figura de Maria, mas a de explicitar que uma pele, um hímen, não garante a santidade e sim a pureza do coração de Maria, ao qual Deus conhecia antes mesmo do nascimento dela. A importância maior não se encontra num hímen, mas no sangue, sangue redentor de Cristo que foi derramado por nós e inclusive por Maria também, a fim de salvar-nos todos.
Ele é nosso elo para com Deus, ele é o próprio Deus e único merecedor de toda nossa devoção.
Crer em Deus é crer no invisível e ver que o impossível vai acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário