Shalom!
Irmãos ou apóstolos de Cristo?
Mediante a tudo que foi dito anteriomente, podemos agora averiguar profundamente os
versículos que fazem menção aos irmãos de Jesus.
Os excertos abaixo foram extraídos da Bíblia Ave Maria para melhor
estudo do tema. Vejamos:
12 Depois disso, desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus
irmãos e seus discípulos; e ali só demoraram poucos dias. João 2:12.
3 Seus
irmãos disseram-lhe: Parte daqui e vai para a Judéia, a fim de que também os
teus discípulos vejam as obras que fazes.
4 Pois
quem deseja ser conhecido em público não faz coisa alguma ocultamente. Já que
fazes essas obras, revela-te ao mundo.
5 Com
efeito, nem mesmo os seus irmãos acreditavam nele.
6 Disse-lhes
Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas para vós a hora é sempre favorável.
7 O
mundo não vos pode odiar, mas odeia-me, porque eu testemunho contra ele que as
suas obras são más.
8 Subi vós para a festa. Quanto a mim, eu não irei,
porque ainda não chegou o meu tempo.
9 Dito isto, permaneceu na Galiléia.
10 Mas quando os seus irmãos tinham subido, então subiu
também ele à festa, não em público, mas despercebidamente. João 7: 3-10
5 Acaso não temos nós direito de deixar que nos acompanhe
uma mulher irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de
Cefas? 1 Coríntios 9:5
1 Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser
Tiago, irmão do Senhor. Gálatas 1:19
Para adentrar ao cerne da questão tomaremos por base o versículo de
Atos 1:13-14. Versículo este que norteia a afirmação católica de que Jesus não
possuía irmãos e que o termo teria sido empregado aos seus discípulos ou a parentes
próximos (com relação aos parentes próximo, observou-se não ser possível
mediante os termos adelphos(irmãos) e anepsios
(primos), anteriormente explicados.
Mas, seriam estes os
discípulos?
13 Tendo entrado
no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles:
Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de
Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.
14 Todos eles
perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas
Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele. Atos 1: 13-14
Esta passagem ocorre após Jesus ter ensinado a parábola do joio e
do trigo. No versículo 13 podemos observar que ele estava com os discípulos e
que todos se encontravam em fervorosa oração.
No versículo posterior há mais uma especificação das outras pessoas
que também se encontravam ali. Juntamente com as mulheres, entre elas Maria, Mãe de Jesus, e os irmãos dele. Logo,
podemos observar que não se tratavam dos apóstolos, mas realmente dos irmãos de
Jesus.
Na passagem de Mateus há uma especificação dos nomes dos irmãos de
Cristo:
54 Foi para a
sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde
lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa?
55 Não é este
o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José,
Simão e Judas?
56 E suas
irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?
57 E não
sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua
família que um profeta é menosprezado.
58 E, por
causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.
Mateus 13: 53-56.
Talvez a confusão possa dar-se no fato de coincidentemente serem
também o nome de alguns apóstolos, contudo, há de se notar que estes eram nomes
muito comuns na época.
Os homens que o escutavam em Nazaré ainda não tinham um
conhecimento tão profundo, como por exemplo, saber os nomes de seus seguidores,
já que o ministério de Jesus naquela cidade era recente. Pois o mesmo, fora pregar
em público pela primeira vez ali. Por outro lado, por ter nascido ali todos
conheciam os membros de sua família. Logo, Tiago, José, Simão e Judas realmente
eram irmãos de Cristo por parte dos pais, bem como suas irmãs. Sendo este Tiago
o escritor da epístola de Tiago, pois este após a morte de Cristo tornou-se
chefe da Comunidade Cristã em Jerusalém.
Podemos Observar que sempre ao mencionarem os irmãos de Cristo há
menção ao nome de Maria também, fator esse que mais uma vez vincula a
maternidade da mesma a todos os outros.
Outro fato irrefutável é apresentado no capítulo 12 de Mateus,
quando falam a Jesus que sua família estava em meio à multidão querendo
falar-lhe e Jesus indaga: Quem é minha
mãe e quem são meus irmãos? E apontando para os discípulos diz: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
Aqui fica explicito que Jesus não era filho único e que os irmãos
citados em Mateus 13 não eram os apóstolos, já que os mesmo estavam com ele e
não do lado de fora.
46 Jesus falava
ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora
a ocasião de lhe falar.
47 Disse-lhe
alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te.
48 Jesus
respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
49 E,
apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e
meus irmãos.
50 Todo
aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha
irmã e minha mãe. Mateus 12: 46-50 (ver também Marcos 3:31-35
; Lucas 8:19-21)
Pelo simples fato dos irmãos de Jesus nada acrescentarem à salvação
dos homens e talvez mais, para que não adorássemos os irmãos terrenos dele, uma
vez que devemos prestar honras somente a Deus.
Mediante a todos esses fatos, como fica a figura de Maria: Santa ou
Santificada?
Vejamos duas passagens a serem analisadas: O menino Jesus em meio aos doutores da lei e o primeiro milagre de
Cristo.
41 Seus pais
iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.
42Tendo ele
atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
43 Acabados
os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que
os seus pais o percebessem
44 Pensando
que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um
dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.
45 Mas não o
encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.
46 Três dias
depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e
interrogando-os.
47 Todos os
que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.
48 Quando
eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos
fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.
49
Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das
coisas de meu Pai?
50 Eles,
porém, não compreenderam o que ele lhes dissera.
51 Em
seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas
estas coisas no seu coração.
Ou seja, a
mãe de Jesus era uma mulher e mãe como qualquer outra, com preocupações
pertinentes a todas as mães. No entanto, Jesus deixa bem claro que ele estava
cuidando das coisas de Deus e que a função de Maria havia acabado a partir
daquele momento.
Observemos
a passagem de João 2:1-5 onde mais uma vez Cristo mostra a verdadeira função de
Maria.
Bíblia Ave Maria
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Almeida Revista e atualizada
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Versão Grega (Strong)
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1 Três
dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe
de Jesus.
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1 Três dias depois, houve um casamento em
Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.
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1 Três dias depois, houve
um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.Καὶ τῇ ἡμέρᾳ τῇ τρίτῃ γάμος ἐγένετο ἐν Κανὰ τῆς Γαλιλαίας, καὶ ἦν
ἡ μήτηρ τοῦ Ἰησοῦ ἐκεῖ·
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2
Também foram
convidados Jesus e os seus discípulos.
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2 Jesus também foi convidado, com os seus
discípulos, para o casamento.
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2 Jesus também foi
convidado, com os seus discípulos, para o casamento.ἐκλήθη
δὲ καὶ ὁ Ἰησοῦς καὶ οἱ μαθηταὶ αὐτοῦ εἰς τὸν γάμον.
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3 Como
viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
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3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe
disse: Eles não têm mais vinho.
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3 Tendo acabado o vinho,
a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.καὶ
ὑστερήσαντος οἴνου λέγει ἡ μήτηρ τοῦ Ἰησοῦ πρὸς αὐτόν, Οἶνον οὐκ ἔχουσιν.
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4 Respondeu-lhe
Jesus: Mulher, isso
compete a nós? Minha hora ainda não chegou.
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4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo?
Ainda não é chegada a minha hora.
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4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo?
Ainda não é chegada a minha hora.[καὶ] λέγει αὐτῇ ὁ
Ἰησοῦς, Τί ἐμοὶ καὶ σοί, γύναι; οὔπω ἥκει ἡ ὥρα μου.
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5 Disse,
então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.
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5 Então, ela falou aos serventes: Fazei
tudo o que ele vos disser.
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5 Então, ela falou aos
serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.λέγει ἡ
μήτηρ αὐτοῦ τοῖς διακόνοις, Ὅ τι ἂν λέγῃ ὑμῖν ποιήσατε.
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Aqui se
pode observar na tradução da Bíblia Ave Maria que certa santidade é posta na
fala de Cristo para com Maria. Contudo, no original em grego a frase é bem
diferente e mostra exatamente o oposto: Jesus dizendo respeitosamente à Maria
que ele faria os milagres mediante sua hora tivesse chegado, deixando claro que
Ele era Deus e que ela fora somente uma mulher bem-aventurada por Deus,
escolhida, separada por ele para que pudesse ter a grande dádiva de trazer ao
mundo o Redentor.
E mesmo Maria reconhece essa soberania ao dizer para os serventes
fazerem tudo quanto assim Jesus mandasse.
Podemos concluir que Maria foi uma mulher santificada por Deus,
separada, escolhida, bem-aventurada. Pois, foi dentre milhares de mulheres
existentes a ungida de Deus para trazer ao mundo o Salvador. Contudo, sua
função termina exatamente aos doze anos de Jesus onde começa a narração do
ministério de Cristo, mas isto não significa que ela deixou de ser mãe e de
sofrer com toda a humilhação que Nosso Senhor carregou sobre seu ministério e
sobre aquele calvário.
Maria sofreu como mãe amantíssima que era e como serva de Deus,
vivendo todas as agruras de seu filho, de longe, orando a Deus por
misericórdia.
Por tudo isso, ela é santificada por Deus, mas assim como Jesus
disse: Mulher, que tenho eu contigo?
Assim também devemos fazê-lo, pois não há nenhuma outra pessoa que possa
interceder por nós junto a Deus sem ser Jesus Cristo.
Nossa intenção não é a de gerar polêmica em torno da figura de Maria,
mas a de explicitar que uma pele, um hímen, não garante a santidade e sim a
pureza do coração de Maria, ao qual Deus conhecia antes mesmo do nascimento
dela. A importância maior não se encontra num hímen, mas no sangue, sangue
redentor de Cristo que foi derramado por nós e inclusive por Maria também, a
fim de salvar-nos todos.
Ele é nosso elo para com Deus, ele é o próprio Deus e único
merecedor de toda nossa devoção.
Crer em Deus é crer no invisível e ver que o impossível vai
acontecer!
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