terça-feira, 3 de julho de 2012

Uma abordagem de Atos 9: 1-22 - O perseguidor é perseguido.


Uma abordagem de Atos 9: 1-22



O presente estudo tem por base o texto bíblico de Atos 9:1-22; e trata da conversão de Paulo no caminho para Damasco. Tal fato se deu no século I EC[1]sob o domínio helenístico-romano. Embora não haja consenso na pesquisa sobre a exatidão do ano que se deu o referido evento (ficando entre os anos 33 e 34[2]), tomaremos por base a cronologia clássica Bíblica, ambientando assim o texto no ano 34 EC.

Como principais acontecimentos do período, temos o Pentecostes com a descida do Espírito Santo, o início do movimento da Igreja primitiva na Palestina sob o comando de Pedro e o martírio de Estevão por apedrejamento com a perseguição aos seguidores de Cristo por parte da política de então. Contudo, tais questões serão vistas posteriormente com maior pertinência, a saber: política, religião, economia e sociedade nos tópicos subsequentes.

Por se tratar de longa pesquisa, dividiremos em capítulos para a postagem no site. Que este estudo possa enriquecer grandemente sua vida!

Em Cristo,

Renata.



Capítulo 1 –Contexto Histórico-Social

Para compreendermos o contexto histórico no livro de Atos é necessário situarmos a linha cronológica um pouco antes de tal período, viajando pela história até o início da conquista romana.

Roma em 63 AEC chegou ao Oriente médio, começando assim as invasões partas e árabes no século VII. Através de tais conquistas a Palestina passou a fazer parte do Império Romano. Posteriormente Herodes (40-4 AEC) obteve de Roma o título de rei. E sob a dinastia Herodiana, por volta do ano 6 AEC, Jesus nasceu.

Ao morrer Herodes, seu reino foi dividido em três e o mesmo confiado aos filhos, sendo a Galiléia e a Peréia entregue ao comando de Herodes Antipas (4 AEC – 39 EC), enquanto Arquelau, reina sobre a Judéia, Samaria e Iduméia, contudo, devido ao ódio atribuído a este por parte dos judeus, o mesmo foi exilado em Gálias e substituído por procuradores romanos, dentre os quais, Pôncio Pilatos (26-36 EC). Restando a Felipe as demais cidades do reino.

A sociedade da época estava dividida em zelotes2 , herodianos, centuriões, publicanos, escribas, saduceus, fariseus, samaritanos e um novo grupo que começava a ser formar: os seguidores de Cristo.

Após a morte de Cristo (30 EC), os apóstolos começaram a anunciar a ressurreição e posteriormente no Pentecostes (33 EC) o movimento dos seguidores de Jesus verdadeiramente começou a tomar vulto.

Nossa pesquisa (atos 9:1-22) ambienta-se exatamente no final desse período, em que Paulo começa a perseguir os da “nova seita” e após um encontro com Jesus passa de opressor a perseguido.

Durante muitos anos o evangelho existiu quase que exclusivamente sob a forma oral. Os apóstolos narravam os acontecimentos da vida de Jesus ao povo e desses sermões posteriormente veia a surgir o texto escrito. Contudo, quanto às palavras de Jesus, estas foram transmitidas no ensino catequético da Igreja Primitiva.


1.1 - Entendendo a perícope de Atos 9: 1-22

O referido capítulo retrata a conversão de um grande personagem bíblico que posteriormente viria a ser um dos maiores missionários do evangelho. A saber, Paulo assim chamado pelo autor do texto.

O nome judaico do mesmo antes de sua conversão era Saulo: Em hebraico Shaul, em grego Saulos; assim como se encontra no texto bíblico supracitado.

É provável que o mesmo utilizasse os dois nomes, como era costume dos judeus oriundos da dispersão.

Nascido em Tarso, região principal da Cilícia, pertencia à tribo de Benjamim Fp. 3:5. Contudo, não se sabe com exatidão como sua família foi residir ali. Uma antiga tradição afirma que o mesmo havia sido levado de Giscala em Galiléia pelos romanos, depois que tais tomaram este último lugar. É possível que a família de Paulo tenha fixado lugar em Tarso com algumas das colônias dos reis da Síria que se estabeleceram ali. Ou ainda que tenham migrado voluntariamente por cunho comercial.

Por ser Tarso, o centro intelectual do oriente, onde existia uma escola famosa e predominava a filosofia estóica, é provável que Paulo crescesse ali sobre tais influências e que seus pais sendo fiéis as leis mosaicas o tenham enviado à Jerusalém para ser educado dentro dos costumes. Logo, ele possuía por língua materna o grego, mas posteriormente teria aprendido o aramaico. Como o mesmo diz At. 22:3, foi educado em Jerusalém, ainda muito jovem, sendo seu preceptor um dos mais sábios e notáveis rabinos daquela época: o“grande Gamaliel” (At. 5:34-39).

Sob seus ensinamentos o futuro apóstolo tornou-se um fariseu zeloso e disciplinado nas ideias religiosas e intelectuais de seu povo.

Paulo, ao que parece, possuía relações familiares de alto grau e de grande influência, pois em Rm 16:7:11, manda saudar três pessoas, seus parentes, que se haviam assinalado cristãos primeiro que ele. A epístola aos Filipenses 3:4-7 dá a menção de que ele ocupava posição de grande influência o que lhe dava margens a conseguir grandes lucros e honras.

Talvez tenha sido através dessas relações familiares que o mesmo veio a ocupar posição de destaque na cultura judaica.

Apesar de possuir educação e doutrina na fé hebraica e de ter por pai um fariseu (At. 23-6) o mesmo era cidadão romano. Entretanto, ignora-se o meio pelo qual tenha alcançado tal privilégio.

Aparece pela primeira vez no livro de Atos, na execução de Estevão, o protomártir do Cristianismo.

Não é errado, portanto dizer que o ódio de Paulo contra os da nova seita já estava aceso, pois não só desprezava o Messias crucificado como também considerava perigosos os seus seguidores tanto no tangente a religião como no que diz respeito ao Estado.

Logo após a morte de Estevão, começou a dirigir a perseguição aos cristãos (At. 8:2-3; 22:4; 26:10-11; I Co. 15 –9) e o fazia guiado por uma consciência mal informada. Não satisfeito com a opreessão devastadora feita em Jerusalém, pede carta ao príncipe dos sacerdotes para as sinagogas de Damasco com o firme propósito de levá-los cativos tantos quantos dessa seita fossem achados pelo caminho.

Os romanos por sua vez davam largos poderes aos judeus para exercerem sua administração interna. Assim, o governador de Damasco que obedecia ao rei Aretas (9:23,24; 2 Co. 11:32), era particularmente favorável aos judeus, favorecendo assim a perseguição de Paulo aos Cristãos.

O fariseu então seguiu com seus companheiros, provavelmente a cavalo, como era de costume nas viagens pelos caminhos desertos da Galiléia para a antiga cidade.

No caminho, ao meio-dia e nas proximidades da cidade dá-se a conversão deste, como descrito no referido capítulo (At. 9:1 –22) e Paulo, em nome de Cristo Jesus passa a ser perseguido.

O presente ensaio toma por base o texto da conversão do apóstolo e o posiciona cronologicamente no tempo da narrativa (ou tempo ocorrido do fato) e no tempo da escrita (tempo do desenvolvimento do texto escrito).

Sabendo-se que o evento ocorreu em 34 EC, esmiuçaremos cada tópico pertinente às cronologias pretendidas neste estudo.


No próximo capítulo veremos a sociedade de Israel no tempo do evento. Shalom!






[1] EC – Era comum, ou Era Cristã ao lugar de d.C.
[2] Existem três fontes de pesquisas, feitas neste artigo, para a cronologia da conversão de Paulo. A cronologia de Jerome Murphy O’Connor ambienta a conversão no ano 34 EC; Já na pesquisa realizada por J. Roloff atesta o ano de 33 EC; e por fim a cronologia clássica bíblica fixa o ano do encontro de Paulo com Cristo em 34 EC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário